quarta-feira, 27 de março de 2024



 APRENDENDO A LER A VIDA

Hoje sou mais útil a mim mesmo.
Esforcei-me; fui alfabetizado.
Posso aprender o que quiser.
Hoje não sou mais desinformado.

Aprendi as letras e palavras,
Sei formular frases e orações.
Posso escrever o que eu penso
E em poemas revelar as emoções.

Posso transmitir meus pensamentos
Em textos muito bem elaborados.
Agradeço aos que me ensinaram,
Pois é muito bom ter estudado.

Hoje posso ler nomes de ruas,
Cartazes, revistas e jornais.
Bulas de remédios e embalagens,
Livros, boletins e manuais.

A leitura abriu os horizontes
Para adquirir conhecimentos.
Agora, que aprendi a ler o mundo
Tenho muito mais discernimento.

Aprender a ler e a escrever
Libertou-me de uma escuridão.
Posso refletir sensatamente
Na hora de tomar uma decisão.

Tenho um desafio pela frente:
Estudar e aprender muito mais.
E quero ensinar a quem não sabe
O bem que a educação faz.

Aprendi a ler nas entrelinhas
E a descobrir novas verdades.
Sei interpretar um texto e a vida
E a afirmar minha identidade.


SOBRE O AUTOR

Natural de Jaboatão, Pernambuco. Filho de Manoel e Marina Lima, casado com Alcione Lima e pai de Anália Rebeca e Areli Suzana. Formado em Administração, Teologia e História. Professor na Escola Estadual João Matos Guimarães e pastor da Igreja Batista, em Sítio Novo, Olinda. O escritor Marinaldo Lima conta com diversos prêmios nacionais em concursos literários de contos e poemas.

_________________________________

Poema selecionado no Concurso Literário do SINTEPE (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco) em 2008 e publicado na coletânea do concurso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário