segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

Vinde a Mim
Se existe uma coisa prazerosa, é o dedo de prosa no boteco, aonde chega um e conta um causo, o outro pede uma cachaça e senta num cantinho somente para ouvir e tem aquele que já chega bêbado e vira um falastrão.
Na Venda do Zico não é diferente e numa manhã de sábado chega o Negão embaçado. O Cabra bom de serviço que topa qualquer parada, conseguiu um emprego de guarda na Igreja e gosta tanto duma biritaque se desenhar uma garrafa de cachaça na parede, ele arranha pra ver se é de verdade, e quando bebe... meu Deus! Tem que ter bucho de Ema pra aturar. Ele chegou e foi logo pedindo uma:
 Ô Zico! Bota uma preu. Vô tomá uma pa mode crareá as ideia que hoje de noite vai tê cúlito na Igreja e o pastore me deu inté um terno e uma bíblia.
Aquilo foi um alvoroço porque o Negão embaçado não podia chegar à Igreja bêbado e aquilo os amigos logo foram ao assunto e o mais preocupado foi o Seu Gegê, que foi logo retrucando:
Negão! Num querdito cocê vai intrá na Igreja desse jeitio, tonto iguale um Gambá. Miora premêro e adispois ocê vai, home!
Naquilo o Negão embaçado firmou o queixo e:
 Já li uma passage da Biblia que tá em Mateus 11: 28. Tô aperparado.
Nisso o Shimitão, caboclo que gosta do mocotó cozido com cachaça perguntou:
 Uai, Negão e o que tá iscrito lá?
Ele deu uma golada na alambicada e:
 Vinde a mim como estais! E lá vô eu... 
Todos caíram na risada e chegaram até à porta do boteco para ver o o Negão embaçado cambaleando até virar a esquina. 
Agora é lá com o Pastor. Tomara que ele não perca o emprego.
Mais um causo de boteco nas Minas Gerais... 
Inté!


SOBRE O AUTOR

Antônio de Fátima Silva, o Mestre Tinga das Gerais, natural de Corinto-MG, poeta, ator e cantor e na estrada há 35 anos. Participou de vários festivais, sendo premiado com o conto "O Caboclo e o Barranqueiro", atuou no curta-metragem "Um outro Tiradentes" e no longa "A História das Três Marias", da cineasta Zakia Daura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário