quarta-feira, 10 de setembro de 2025

  

LUA DE SANGUE

Na noite de 7 para 8 de setembro o céu foi palco do eclipse lunar total mais longo deste ano, de acordo com o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço. Conhecido como “Lua de Sangue”, este singular fenómeno teve uma duração de oitenta e dois minutos.
Este evento acontece quando a Lua cheia fica totalmente mergulhada na sombra da Terra, ocorrendo devido ao alinhamento perfeito entre Sol, Terra e Lua. O planeta Terra ficou entre o Sol e a Lua. Este posicionamento da Terra em frente à Lua, bloqueia a luz do Sol que chega a este satélite natural. O resultado da projeção da luz do Sol através da atmosfera da Terra confere o tom avermelhado à Lua. No auge do eclipse, esse astro exibe uma cor avermelhada, configurando uma “bola de sangue”.
Em Portugal, o fenómeno foi apenas visível no Sul, na região do Algarve. Infelizmente, faço parte do grupo desprivilegiado do testemunho dessa magnifica “Lua de sangue”.
Este foi o segundo e último eclipse lunar do Ano. Os Astrónomos dizem que os próximos anos vão ser ricos em eventos como esse. Perante este facto, mantenho a esperança de ainda poder desfrutar de momentos incríveis como este, que nos lembram a beleza e mistério do universo.

Alexandra Ferreira é autora de Sombras com Rosto (romance, 2019) e de Um Verão Sem Ti (antologia de contos, 2023). Portuguesa, natural de Viseu, reside no Porto. É engenheira civil, pós-graduada em Direção de Empresas e mestre em Engenharia Rodoviária. Integrante do Festival de Literatura e Artes Literárias (FLAL) e do canal Liga dos 7, no facebook. Escreve para revistas literárias e clubes de leitura. Participa, ativamente, de congressos, sendo coautora de diversos artigos científicos.
_________________________
Crônica postada, em 09 de setembro de 2025, pela autora, no canal Liga dos 7, no Facebook.
 Clique na imagem da autora nas palavras coloridas (Biografia e Nota de Rodapé).
Deixe seu nome
 e comentário 
abaixo:

2 comentários:

  1. Excelente texto, como tudo que é de autoria de Alexandra Ferreira. 👏🏻👏🏻❤️

    ResponderExcluir
  2. Tambem nao vi este fenmeno. Gostei de saber qure ainda terei oportunidade. Manuel Osorio

    ResponderExcluir